top of page
Foto do escritorProfessora Rogéria Alves

Jogos online do Projeto "Se essa rua fosse minha"

Atualizado: 23 de jun. de 2021


No intuito de trabalhar os pontos principais do projeto de pesquisa e, após abordar sobre a ideia central desse tema com os alunos do 5º ano do ensino fundamental, foram criados 2 JOGOS ONLINE, para trabalhar o tema proposto: "Se essa rua fosse minha..." O mapeamento dos espaços de memória de uma cidade educadora a partir das relações étnico-raciais. 1) Se Essa Rua Fosse Minha... (QUEBRA-CABEÇA) 2) Se Essa Rua Fosse Minha... (LIGUE AS COLUNAS)

Objetivo: Apresentar às crianças alguns pontos turísticos de Belo Horizonte, bem como homens e mulheres negros que lutaram bravamente para fazerem história e contribuir para um mundo mais justo, trabalhando o imaginário dos alunos os espaços em BH que poderiam se tornar espaços de memória da cultura negra, desenvolvendo o despertar crítico do alunos para a seguinte problemática: por qual motivo não há tantos espaços de memória homenageiam à cultura negra em BH?

Público-alvo: alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.


RELAÇÃO DA ATIVIDADE COM A BNCC: Na Geografia, as atividades trabalharão no âmbito do espaço e territorialidade, construídos socialmente e atrelados às memórias e às identidades sociais dos sujeitos. A temática a ser trabalhada em ambos os jogos é o sujeito e seu lugar no mundo, no intuito de desenvolver a habilidade (EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios. Com relação à história, as atividades pretendem trazer dinâmica do ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental através de histórias que dialogam com o tempo atual e que são familiares aos alunos. Impulsionar o aluno a “fazer história” através de suas dúvidas e indagações, tenho por unidades temáticas Povos e Cultura e Registros da História e desenvolver as habilidades (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado; (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica; (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória; (EF05HI08) Identificar formas de marcação da passagem do tempo em distintas sociedades, incluindo os povos indígenas originários e os povos africanos e (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

INSTRUÇÕES – JOGO 1: Se Essa Rua Fosse Minha... (QUEBRA-CABEÇA)

1) Clique no botão ctrl e depois no link abaixo: https://www.jspuzzles.com/gallery.php?lang=en&reqtype=album&album=33431&share&key=69e8ac5327; para acesso o jogo. 2) Ao entrar na página, escolha com quantas peças quer jogar – acima de 16 e monte todo o quebra-cabeça até que fique igual ao desenho abaixo.

3) Após terminar, discutir com os professores e colegas sobre a imagem: quem a fez, onde ela fica em BH e qual sua memória e importância para a memória cultural da nossa cidade.


INSTRUÇÕES – JOGO 2: Se Essa Rua Fosse Minha... (LIGUE AS COLUNAS)

1) Clique no botão ctrl e depois no link abaixo: https://www.educaplay.com/learning-resources/6930152-teste.html; para acesso ao jogo.

2) Clique no botão amarelo “COMEÇAR”. Você terá 2 tentativas e limite de tempo máximo de 3 minutos para realizar a tarefa.

3) Para aprender quem são esses lugares e pessoas, a professora dará pistas sobre eles durante o jogo, para ajudar na descoberta.

4) Clique na primeira imagem na coluna da ESQUERDA e tente ligar a pessoa ao local em que ela pode ser representada como um espaço de memória na coluna da DIREITA. Se estiver correto, as duas imagens ficarão VERDES. Caso contrário, ficarão VERMELHAS.

5) Ao final do jogo, você terá as respostas certas, igual a figura abaixo.

6) Depois de jogar, converse com seu professor e com seus colegas sobre esses lugares e essas pessoas: quem são, qual sua importância para a construção de espaços de memória da cultura negra em BH, onde estão situados esses locais.


Proposta pedagógica formulada pela estudante voluntária Lorena Reis do Carmo Amaral (Pedagogia/FaE/UEMG).



3 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page