top of page
Foto do escritorRogéria Cristina Alves

A experiência de pesquisa no Arquivo da Secretaria Geral da Economia (Lisboa)

Atualizado: 24 de ago. de 2019


Fachada do prédio do Arquivo Secretaria Geral da Economia. Imagem: Acervo Pessoal

No dia 27/07/2018, às 10 horas da manhã, cheguei à sede do Arquivo Geral da Economia, em Lisboa. O prédio fica localizado na Rua do Vale de Pereiro, n.º 4, próximo ao Largo do Rato, na capital portuguesa. Esse arquivo reúne os acervos de fundos documentais, bibliográficos e arquivísticos de organismos extintos, como as Secretarias - Gerais dos ex-Ministérios das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, assim como dos organismos que integram hoje a “Prestação Centralizada de Serviços (PCS).” Há algum tempo havia pesquisado via internet sobre o acesso online a esse acervo, mas fui informada de que os documentos não estavam digitalizados e de que era preciso uma visita presencial para se selecionar o que é mais útil a própria pesquisa. De fato, a visita presencial às dependências do Arquivo é necessária, visto que há catálogos físicos que possuem mais informações que aquelas que podem ser encontradas pelo portal da Rede Portuguesa de Arquivos ( conheça mais em: http://arquivos.dglab.gov.pt/rede-portuguesa-de-arquivos/).

Logo na portaria do prédio é preciso se identificar e solicitar o acesso à Sala de leitura do Arquivo Histórico. A sala de leitura está localizada no primeiro piso do prédio, à direita da portaria. Para consultar o acervo, é preciso guardar em um armário individual, bolsas e mochilas. Na sala de leitura só são permitidos lápis ou lapiseiras, há uma aviso sobre a proibição do uso de canetas para anotações. Fui atendida logo em seguida, por uma funcionária muito simpática e solícita que me informou sobre a existência dos catálogos físicos. Mostrei a ela o levantamento prévio que havia realizado por meio da consulta online disponível em: https://www.sgeconomia.gov.pt/biblioteca-e-arquivo-historico/catalogos-de-pesquisa-do-arquivo-.aspx, na qual pude identificar que o fundo documental que seria mais útil à minha pesquisa seria o Acervo das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. De posse dessa informação, a funcionária me entregou a relação de documentos presentes nesse fundo, que para minha alegria, estão todos microfilmados e adaptados para leitura em monitores de computador – uma versão da leitura microfilmada que eu ainda não conhecia.


Sala de leitura do Aqruivo Secretaria Geral da Economia. Imagem: Acervo Pessoal.

O horário de funcionamento da sala de leitura, durante o verão é de 09h30min as 14h00min – informação que eu já havia pesquisado. Pode parecer bobagem, mas essas informações sobre os horários de consulta e mesmo de solicitação dos documentos é de extrema importância para nós, pesquisadores estrangeiros. Como há uma variação do horário de funcionamento das Instituições, a depender da estação, fique atento e planeje-se para aproveitar ao máximo sua estadia de pesquisas. Após uma seleção dos rolos de microfilmes que serão úteis à pesquisa, procede-se ao preenchimento de uma solicitação de consulta. Nesse dia, somente eu estava pesquisando na sala de leitura, o que agilizou muito o meu trabalho e permitiu que a funcionária me auxiliasse prontamente. Os documentos do Acervo das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, foram microfilmados em sequência, sendo que num mesmo rolo de microfilme estão abrigados vários documentos, de diferentes tipologias. Ao pesquisador, cabe atenção na leitura para selecionar aquilo que lhe é mais proveitoso. O interessante, é que o catálogo físico já separa os assuntos de cada documento que está no microfilme e assinala a página de início. É possível selecionar e salvar uma cópia em PDF das imagens dos documentos que se pretende pesquisar/ ler. Todo esse processo é feito nos computadores do próprio Arquivo e mediado pela funcionária. É preciso também, assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a utilizar os documentos somente para fins de pesquisa ou ensino. Dadas todas as facilidades deste acervo, minha manhã de pesquisas foi muito produtiva – consegui esgotar a análise do Acervo das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e salvar todos os documentos que poderão me auxiliar. Separei em meu planejamento de pesquisas, dois dias para a imersão nesse acervo, assim, utilizarei a próxima consulta a esse Arquivo para pesquisar o acervo sobre a Economia.


Sala de leitura do Arquivo da Secretaria Geral da Economia. Imagem: Acervo Pessoal.

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page