top of page
Foto do escritorRogéria Cristina Alves

Desafio de Ensino: É possível relacionar pesquisa acadêmica com Ed. Básica?


A próxima série de posts deste blog demonstrará possibilidades de trabalho entre textos acadêmicos e a Educação Básica. O trabalho com a temática dos marfins africanos, objeto de pesquisa do meu doutorado em História Social da Cultura (PPGHIS/UFMG) será relacionado com os conteúdos a serem trabalhados no Ensino Fundamental, em componentes curriculares e propostas de habilidades a serem desenvolvidas/trabalhadas, de acordo com a BNCC.


Não permita que aquilo que você não pode fazer interfira naquilo que você pode fazer.


John Wooden


Relacionar a pesquisa acadêmica com as possibilidades de aprendizagem e ensino sobre a História e culturas do continente africano, em especial na Educação Básica, requer uma reflexão sobre o conceito de popularização da ciência, numa perspectiva que contemple a implementação da lei nº 10.639/03. A construção desta reflexão visa desmitificar a ideia de que o conhecimento produzido academicamente está apartado da Educação Básica, por uma série de fatores, além de contribuir para desmantelar a visão de que a produção científica do conhecimento encontrar-se-ia numa "torre de marfim" — num mundo ou atmosfera onde os intelectuais se envolvem em questionamentos desvinculados das preocupações práticas do dia-a-dia. Atualmente, a fundamentação para os conteúdos que devem compor os currículos educacionais brasileiros encontra-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) — documento mandatório da Educação Básica brasileira, instituído para as etapas da Educação Infantil e o Ensino Fundamental, em 22 de dezembro de 2017; e para o Ensino Médio, em 14 de dezembro de 2018. A existência da BNCC já estava prevista na Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 210, antevia: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais". A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, também faz menção em seu Artigo 26, a existência de uma base nacional comum para a Educação Básica.


 

Metodologia

A metodologia proposta é a leitura e estudo, pelo professor, de um texto de referência sobre a pesquisa dos marfins africanos — todos os textos indicados foram produzidos pelos pesquisadores ligados ao grupo de pesquisa “Marfins Africanos no Mundo Atlântico: uma reavaliação dos marfins luso-africanos” (UFMG). Em seguida, haverá a apresentação de tópicos presentes no texto, que conversem diretamente com as habilidades apontadas pela BNCC, para os estudantes, a partir de uma linguagem adequada e utilizando-se de recursos variados: fotografias, pesquisas on-line, vídeos, entre outros recursos.

Aguardem as próximas dicas...





54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page