No dia 25/07/2018 estive pela primeira vez, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa, Portugal. Para minha surpresa, o Arquivo fica dentro do Campus principal da Universidade de Lisboa, ao lado do prédio da Faculdade de Letras — onde estive mais cedo no mesmo dia, para uma reunião com parte da equipe do o projeto internacional “African Ivories in the Atlantic World: A Reassement of Luso-African Ivories” (conheça mais sobre a equipe de pesquisas e o projeto em https://africanivoriesul.wordpress.com/research-team/).
Entre os meses de junho a setembro, o ANTT funciona em horário especial de verão, com a sala de leitura em funcionamento no horário de 09h30min até às 17h30min e a sala de consulta aos catálogos do acervo até às 15h00min. Através da consulta aos catálogos online é possível solicitar a consulta presencial aos documentos e seguir para a sala de leitura. Aos pesquisadores é preciso atenção, pois as solicitações de consulta presencial são feitas até 15h somente. Para acesso às dependências do prédio e aos serviços de consulta é preciso identificar-se na portaria do prédio e acondicionar os pertences pessoais em uma pequena sala no térreo do Edifício, equipada com armários e chaves individuais.
A sala de consulta aos catálogos, chamada também de sala de referência, conta com a assessoria de 4 ou 5 funcionários muito atenciosos e educados , que orientam o pesquisador às consultas e também oferecem sugestão de fundos documentais que podem auxiliar a pesquisa. O acesso online aos catálogos da ANTT também pode ser efetuado pelo endereço https://digitarq.arquivos.pt/, no qual é possível criar um login de acesso aos serviços e também solicitar a consulta antecipada ao acervo. É permitido a cada pesquisador, a solicitação de 20 documentos por dia.
Nessa primeira pesquisa presencial consegui consultar 10 documentos e transcrevê-los, pois o Arquivo não permite fotografar o seu acervo. Parece-me que há a possibilidade de comprar reproduções, que são solicitadas presencialmente ou via sistema online. Mas ainda não verifiquei os preços dessas reproduções. Na próxima visita, farei uma pesquisa sobre esses preços e verificarei o que poderá ser pesquisado dessa forma. Reservei para a visita e pesquisa a esse acervo, 3 dias. Mas para minha surpresa e alegria, parece-me que o Arquivo possui mais fontes que o esperado, o que me permitirá desenvolver bem os trabalhos.
Nossa Rogéria!
Amando acompanhar seu " diário de pesquisadora"com suas experiências e analises , muito legal mesmo, fotos maravilhosas menina!!!
Parabéns e obrigada por compartilhar conosco!