Aulas sugeridas para: Terceiro ano do Ensino Fundamental.
Número de Aulas Sugeridas: 04 aulas
Alinhamento com a BNCC:
Unidade Temática Trabalhada: O sujeito e seu lugar no mundo relações étnico raciais nos espaços de memória da Cidade de Belo Horizonte e seus Bairros.
Objeto (s) de conhecimento: Habilidades da BNCC (EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens..
Locais a serem estudados:
Lapinha Museu Vivo: Encontro de Culturas de Raiz (Associação Cultural Eu Sou Angoleiro)
Praça da Estação
Museu de Artes e Ofícios
Circuito Urbano de Arte (prédios do centro de Belo Horizonte com grafites)
Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – Muquifu
Centro Cultural Casa África
A comunidade quilombola Manzo Ngunzo Kaiango
Projeto Arte Urbana – Gentileza
Centro Cultural Alto Vera Cruz
Praça de Iemanjá
Comunidade Quilombola Manzo, Belo Horizonte.
Ao iniciar a aula mostre reportagens, fotografias, vídeos e/ou outras informações sobre diversos locais da cidade de Belo Horizonte ou da região próxima à escola, e diga às crianças que elas deverão verificar no material que foi exibido as seguintes questões:
· O que vemos neste local?
· Você já conhecia algum deles?
· Esse local é público ou privado? Você sabe qual é a diferença entre público e privado?
· Você acha que a população afro descendente é representada neste espaço (há representações visuais de pessoas negras; como estão representadas)?
· Você conhece alguém que que frequenta ou frequentou estes locais?
· Por que é importante ter numa cidade, espaços e lugares públicos que homenageiam a memória da população afrodescendente?
DICAS PARA O PROFESSOR:
Deixe que os alunos se expressem, dialoguem sobre o assunto. Pergunte a eles sobre a importância de se dar maior visibilidade à essa discussão e a esse grupo étnico. Discuta a importância desta temática, ressaltando que existe uma lei (lei nº 10.639) que determina a importância e legitimidade do estudo sobre as populações afrodescendentes em nosso país, assim como existe também uma lei (lei nº 11.645), que ressalta essa importância das populações indígenas.
Conduza uma pesquisa com os estudantes sobre os arredores da escola, investigando se perto da escola existe algum lugar de representação dos afrodescendentes. Aproveite essa pesquisa e conduza uma discussão sobre as questões em torno do racismo e do preconceito racial, ressalte o porquê da existência destas ações e as consequências judiciais e culturais destas ações.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE FINAL/AVALIAÇÃO: Recortar figuras de diferentes lugares identificados pelos alunos, que prestam homenagem à população negra: há praças, ruas ou outros espaços públicos que homenageiam personalidades negras? Ressalte a importância de haver numa cidade, espaços públicos que contemplem a memória dos diferentes grupos populacionais brasileiros. Montar lapbooks com os recortes e informações coletadas pelos alunos (Para saber mais sobre os lapbooks, acesse: https://www.vital.org.br/como-construir-um-lapbook).
Proposta pedagógica construída pela estudante voluntária Rosemary da Silva Pereira Simões (Pedagogia/FaE/UEMG)
Comments